Neuding

Projeto em empresa líder de agronegócio promoveu engajamento em mudança no modelo de negócio

Change Management em multinacional que implementou modelo de especialização.

Situação inicial:

Decisão estratégica definiu a importância de a empresa passar de um modelo generalista na equipe comercial para especialista para atender melhor seus clientes e aumentar a receita e resultados. O impacto da mudança na equipe Comercial era direto:

  • Deixariam de ter papel de donos da região ofertando diversos negócios, e passariam a ser responsáveis por segmentos específicos
  • O portfólio de clientes atendidos mudou.
  • Para vários componentes da equipe Comercial, a localidade de trabalho e remuneração também seriam diretamente influenciados
  • As mudanças poderiam gerar insegurança e preocupação nas pessoas. A companhia tinha preocupação de não perder seus talentos em um mercado tão competitivo
  • A implementação da mudança e sua comunicação deveriam ser feitas de forma engajadora e efetiva para garantir o sucesso do novo modelo

Ação da consultoria:

  • 3 grandes workshops com diferentes públicos que envolveram gradualmente grupos impactados: alta liderança, liderança média e toda a equipe comercial. A cada workshop o público era informado sobre as transformações e preparado para comunicar as mudanças para o nível seguinte, assim foi possível garantir o cascateamento de qualidade das principais mensagens
  • Os encontros esclareceram a mudança e os seus benefícios, reforçaram comportamentos esperados da equipe e da liderança, e engajaram participantes como agentes de comunicação da mudança, preparando-os para esse papel com exercícios práticos
  • Um Kit de Multiplicação com benefícios, dúvidas, questões sensíveis sobre o que iria mudar e dicas de comunicação foi feito de forma customizada para cada público como apoio ao momento de disseminação da mudança

Resultado do projeto:

  • Pesquisa junto à equipe Comercial revelou que 100% dos participantes confirmava percepção de que o novo modelo de negócio para a especialização levaria a empresa a performar mais (98% informaram “com certeza” e os outros 2% informaram que “sim irá performar mais”)
  • A equipe informou que expandiu seu entendimento da importância da mudança e do seu papel para o sucesso da empresa
  • 99% dos profissionais do Comercial relataram estarem se sentindo mais engajados e preparados para realizar a comunicação para os clientes, e a qualidade da condução e do formato do encontro foi muito elogiada pela equipe e pela liderança da multinacional
  • Não houve perda de talentos para o mercado
  • Profissionais de áreas parceiras e de apoio reforçaram seu apoio à mudança, ajudando a implementação com suporte das suas áreas específicas
  • A implementação da mudança seguiu de forma construtiva com pleno apoio da equipe Comercial e foi bem recebida pelos clientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Deixe sua mensagem e nossos consultores entrarão em contato com você!

Informações adicionais

  • R. Álvaro Anes, 46 - 44 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05421-010, Brazil
  • (11) 3031-2509 - (11) 3815-4617
  • consultor@neuding.com.br