Banco internacional com novo papel para público de TI
Situação inicial
- A terceirização das funções de desenvolvimento de tecnologia mudou o papel dos profissionais de TI que fariam a interface dos usuários do banco com os provedores externos de serviços
- De perfil executor, passaram a gerenciadores de projetos com atuação consultiva, voltada ao relacionamento, fazendo intermediação junto a fornecedores e exercendo habilidade interpessoal
- O banco precisava de um programa de desenvolvimento que levasse a equipe de TI a esse novo patamar de atuação para lidar com novos desafios e atingir os resultados esperados
Ação da consultoria
- O programa concebido pela consultoria abrangeu ações presenciais diversificadas para cada um dos 6 pilares de temas que eram foco do programa
- A consultoria coordenou a participação de instituições e profissionais especialistas em cada um dos pilares, lançando mão de atividades não-ortodoxas, ampliando possibilidades além da sala de aula
- O lançamento do programa foi altamente mobilizador
Resultado do projeto
- O projeto foi premiado e considerado a melhor iniciativa de desenvolvimento do banco, revolucionária na concepção e implementação
- Os participantes se entusiasmaram com a oportunidade de desenvolvimento e entenderam as novas exigências do perfil dos profissionais de TI
- O público alvo do programa foi ampliado para beneficiar profissionais de outras áreas do banco
- Na opinião dos participantes, o projeto desenvolveu novas competências compatíveis com a nova configuração de tecnologia e preparou os participantes para enfrentarem fortalecidos os desafios de um contexto de mercado mais complexo com a crise financeira mais recente