Situação inicial:
- Durante a pandemia, para aproveitar tendência de crescimento do
atacarejo, grande rede realizou ampla reestruturação: posicionou o
cliente no centro da estratégica, buscou melhora da percepção de
preços praticados nas lojas, integrou canais no conceito
Omnichannel, revitalizou lojas com sortimento ampliado. - Em linha com a estratégia, a equipe do Comercial precisava
ampliar seu papel, sua visão do negócio, seu impacto na gestão da
categoria com conhecimento do cliente. - Considerando o sortimento ampliado, os compradores precisavam
garantir equilíbrio na equação da gestão de sortimento e vendas
versus gestão dos estoques. - O Comercial precisava também padronizar a forma de negociar
aproveitando as ferramentas disponíveis para preparação e
formalização de acordos para atingir metas cada vez mais
agressivas, evitar erros e perda de oportunidades e assim
contribuir para o crescimento e rentabilidade da rede.
Ação da consultoria:
- Neuding Consultoria mapeou melhores práticas junto a
lideranças do Comercial e ouvindo áreas com interfaces relevantes
para garantir aderência do projeto à realidade, cultura e
instrumentos de gestão específicos dessa rede. - Construiu o conteúdo de treinamentos a partir de
direcionamentos da liderança e alinhou o jeito de fazer gestão
comercial para proporcionar diretrizes para a atuação do
Comercial e para o processo negocial de forma a maximizar os
resultados. - Elaborou o Guia de Boas Práticas específicas de atuação do
Comercial dessa rede. - Fortaleceu a equipe do Comercial com treinamentos via web em
planejamento, gestão, execução, negociação, incluindo técnicas,
método e comportamentos. - Usou uma abordagem prática e aplicada ao contexto da rede,
promoveu engajamento e motivação na aplicação dos conceitos
transmitidos através de exercícios, discussões, simulações e casos
do Comercial com feedbacks e aprendizados.
Resultado do projeto:
- Os treinamentos obtiveram 100% de satisfação nos quesitos:
conteúdo, qualidade das discussões e trocas de ideias, qualidade
de facilitação e formato web. - Participantes saíram do programa relatando estarem conscientes
da importância do seu papel de motor do negócio, sabendo se
preparar melhor para negociações, buscando informações
previamente e construindo bons argumentos. - A equipe comercial desenvolveu habilidades interpessoais, e
conhecimentos para fazer a gestão do negócio com visão
estratégica. - Ampliou a relação de parceria com fornecedores para acordos
superiores com ganhos mútuos. - O Comercial elevou a possibilidade de contribuir para resultados,
em um patamar mais elevado através de negociações alinhadas e
suportadas por método.