Neuding

Grande rede de atacarejo precisava desenvolver a equipe Comercial para atingir metas de crescimento

Situação inicial:

  •  Durante a pandemia, para aproveitar tendência de crescimento do
    atacarejo, grande rede realizou ampla reestruturação: posicionou o
    cliente no centro da estratégica, buscou melhora da percepção de
    preços praticados nas lojas, integrou canais no conceito
    Omnichannel, revitalizou lojas com sortimento ampliado.
  •  Em linha com a estratégia, a equipe do Comercial precisava
    ampliar seu papel, sua visão do negócio, seu impacto na gestão da
    categoria com conhecimento do cliente.
  •  Considerando o sortimento ampliado, os compradores precisavam
    garantir equilíbrio na equação da gestão de sortimento e vendas
    versus gestão dos estoques.
  •  O Comercial precisava também padronizar a forma de negociar
    aproveitando as ferramentas disponíveis para preparação e
    formalização de acordos para atingir metas cada vez mais
    agressivas, evitar erros e perda de oportunidades e assim
    contribuir para o crescimento e rentabilidade da rede.

Ação da consultoria:

  •  Neuding Consultoria mapeou melhores práticas junto a
    lideranças do Comercial e ouvindo áreas com interfaces relevantes
    para garantir aderência do projeto à realidade, cultura e
    instrumentos de gestão específicos dessa rede.
  •  Construiu o conteúdo de treinamentos a partir de
    direcionamentos da liderança e alinhou o jeito de fazer gestão
    comercial para proporcionar diretrizes para a atuação do
    Comercial e para o processo negocial de forma a maximizar os
    resultados.
  •  Elaborou o Guia de Boas Práticas específicas de atuação do
    Comercial dessa rede.
  •  Fortaleceu a equipe do Comercial com treinamentos via web em
    planejamento, gestão, execução, negociação, incluindo técnicas,
    método e comportamentos.
  •  Usou uma abordagem prática e aplicada ao contexto da rede,
    promoveu engajamento e motivação na aplicação dos conceitos
    transmitidos através de exercícios, discussões, simulações e casos
    do Comercial com feedbacks e aprendizados.​

Resultado do projeto:

  •  Os treinamentos obtiveram 100% de satisfação nos quesitos:
    conteúdo, qualidade das discussões e trocas de ideias, qualidade
    de facilitação e formato web.
  •  Participantes saíram do programa relatando estarem conscientes
    da importância do seu papel de motor do negócio, sabendo se
    preparar melhor para negociações, buscando informações
    previamente e construindo bons argumentos.
  •  A equipe comercial desenvolveu habilidades interpessoais, e
    conhecimentos para fazer a gestão do negócio com visão
    estratégica.
  •  Ampliou a relação de parceria com fornecedores para acordos
    superiores com ganhos mútuos.
  •  O Comercial elevou a possibilidade de contribuir para resultados,
    em um patamar mais elevado através de negociações alinhadas e
    suportadas por método.

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