Banco internacional implementou plataforma de serviços
Situação inicial
- Mudanças de estrutura com a criação de uma plataforma de serviços tornaram o fluxo de projetos mais complexo. Havia urgência de garantir compreensão dos fluxos pelas áreas usuárias e equipes da plataforma
- Não havia respostas para todas as dúvidas
- Algumas áreas haviam passado por re-estruturações e as pessoas estavam fragilizadas e preocupadas
- Era provável que mais mudanças viessem a acontecer. As pessoas precisavam encarar novas mudanças como uma verdade do dia-a-dia
Ação da consultoria
- Workshops temáticos, customizados reuniram público misto de áreas usuárias e profissionais da plataforma para discutir como trabalhar melhor juntos para aumentar a entrega de projetos do banco
- Desde a convocação, o encontro foi um convite ao engajamento e à construção de melhores soluções conjuntas
- Um engenhoso mapa de aprendizagem possibilitou visão integrada e tratamento hábil de questões sensíveis
- Os encontros reforçaram a cumplicidade entre parceiros com confiança e trabalho em equipe, esclareceram os fluxos, papéis e responsabilidades, abriram espaço para expressarem dúvidas, dilemas, incômodos e sugestões e estabeleceram compromissos na forma de trabalhar
Resultado do projeto
- Ao final do workshop, 99% dos participantes acharam que as relações entre usuários e os profissionais da plataforma saíram fortalecidas, acharam que os debates foram produtivos e recomendaram que outras áreas passassem pelo workshop. Cada participante havia se apropriado da sua parte no fluxo, com entendimento da visão do todo e saiu mobilizado e motivado
- Relatório síntese da consultoria viabilizou a reorganização de fluxos, incluindo a criação de torres de priorização, definição de pontos focais de forma a atender melhor as expectativas dos clientes internos