Situação Inicial:
- Grupo varejista passava por dificuldades nos resultados, por possuir cultura que não acompanhava as tendências de mercado e o protagonismo no atendimento das necessidades dos seus clientes
- A empresa tentava implementar vários canais de venda, além das lojas, bem como o foco no cliente, mas as estratégias enfrentavam resistência por parte dos funcionários
- As posições de liderança em loja eram subvalorizadas e desprestigiadas. A empresa tinha dificuldade de repassar sua estratégia para o piso de loja e garantir a implementação
- As áreas internas tinham visão compartimentada, trabalhavam em silos com ineficiências e estavam distantes das lojas. Precisavam atender com mais agilidade e excelência, as necessidades das lojas
- A empresa precisava de uma mudança cultural e de ampliar a visão dos colaboradores para entenderem seu impacto no todo e contribuírem para resultados superiores
- Era preciso um novo padrão de atendimento em loja e estratégias de marketing para ampliar as vendas
A companhia vivenciava um período crítico para a sobrevivência do negócio e a transformação cultural era pré-condição para o crescimento dos resultados
Ação da Consultoria:
- Após diagnóstico do contexto, a consultoria engajou as lideranças de loja e das áreas de apoio na transformação, disseminando as novas diretrizes estratégicas, através de workshops mobilizadores
- Mapeou boas práticas de atendimento e de marketing com forte participação das lideranças da empresa. Integrou a melhor orientação do mercado com as experiências dos melhores colaboradores de referência da empresa. Definiu assim o novo padrão de atendimento e de marketing de forma participativa
- Envolveu as lideranças de lojas no redesenho do seu próprio papel, bem como do papel dos colaboradores do chão de loja. O processo participativo permitiu que os líderes entendessem o que era esperado deles, no novo momento da empresa, de forma consistente com as diretrizes estratégicas
- A consultoria capacitou as lideranças para ampliarem seus conhecimentos sobre gestão de pessoas e gestão da mudança, para disseminarem essas mensagens, e poderem lidar com desafios eventuais de resistência na nova jornada
- Através dos líderes das áreas de apoio e de loja, a consultoria cascateou as diretrizes, papeis ampliados, padrões e boas práticas, incluindo scripts de atendimento, com passo a passo e exemplos de aplicação no dia a dia, em formato simples e prático
- A consultoria consolidou os produtos finais em guias de atendimento e de marketing para serem reforçados no dia a dia em loja e para integração de novos colaboradores
- Com ativa participação das lideranças de loja e das áreas corporativas, a consultoria produziu materiais didáticos com boas práticas e exemplos reais do dia a dia, para rápida multiplicação para as lojas
Resultados do projeto:
- Os workshops seguidos de cascateamento pelas lideranças, geraram rapidamente alinhamento estratégico. As lideranças e os colaboradores do piso de loja entenderam o racional do novo direcionamento e os benefícios esperados com as mudanças na empresa
- A importância do cliente foi entendida, assim como os objetivos com a implementação dos novos canais de venda para atender melhor
- Houve mudança notável no comportamento de colaboradores, tanto em áreas internas quanto nas lojas, tornando visível na ponta que o cliente passou a ser o centro das decisões
- As posições de liderança em loja se tornaram mais valorizadas e esses profissionais passaram a assumir protagonismo nas suas funções ampliadas
- Capilarização da informação através de materiais breves e assertivos aproximaram das lojas, as lideranças da companhia e permitiram transmitir as novidades da empresa, sem perder a precisão e a qualidade
Depoimento do Cliente:
“Quero fazer um agradecimento! A forma de condução nos treinamentos e os momentos prévios foram ótimos. A Neuding teve sempre um tratamento positivo, fluído e leve. Conduziram todas as etapas de maneira tranquila, o que nos deu possibilidade de fazer a transformação acontecer de forma natural.”
“A Neuding teve papel determinante na empresa. Atingiram o objetivo e superaram as expectativas que eu tinha inicialmente. Interpretaram bem as mensagens e adaptaram o projeto e a comunicação. Foram importantíssimos no engajamento. Estou muito feliz, de coração agradeço. Demos passos largos no avanço da mudança cultural.”