Situação inicial:
- Química do agronegócio ampliou seu portfólio e necessitava valorizá-lo através de uma estratégia de longo prazo nos canais, impulsionadora do crescimento.
- A área de Marketing se reestruturou, trouxe um time forte de mercado, criou políticas e alinhou expectativas com o Comercial.
- Entretanto a captura de valor do portfólio de produtos dependia de um posicionamento estratégico consistente no mercado. A área de Marketing precisava assumir um protagonismo estratégico, acessando lideranças de outras áreas, desempenhando influência positiva como agente de mudança, junto a pares, equipes e superiores.
A companhia corria o risco de não materializar o crescimento esperado sem um processo de geração de demanda bem-feito, e sem praticar uma política comercial consistente com a estratégia.
Ação da consultoria:
- Diagnóstico identificou a necessidade de fortalecer a liderança de Marketing como agente de mudança para ser resiliente à frustração, aos obstáculos, e para ampliar sua capacidade de lidar com a resistência natural da organização à mudança.
- Deveria entender seu papel servindo de modelo para suas equipes e para outras áreas, influenciando construtiva e positivamente a organização.
- Em encontro da liderança de Marketing, a consultoria promoveu alinhamento das expectativas sobre o futuro e aprofundou o entendimento compartilhado dos desafios que o grupo tinha pela frente.
- Promoveu a formulação de acordos de como poderiam trabalhar melhor juntos.
- Com parceiro especializado aplicando as etapas do Design Thinking, participantes protagonizaram vivências colocando em prática os acordos, exercitando os comportamentos que deveriam ter na vida real
Resultado do projeto:
- O time de líderes de Marketing saiu do encontro mais forte, mais coeso e com sentido de unidade.
- Líderes demonstraram motivação, saindo do técnico e pensando o que poderiam fazer como grupo e como indivíduos para levar a companhia para a visão de futuro.
- Ganharam resiliência para fazer a sua parte, lidando com resistência e focando onde a empresa precisava mudar.
- Reportaram forte engajamento com convicção alinhada, para trabalharem juntos contando uns com os outros.
- Fortaleceram as relações de confiança e parceria, com abertura para questionamentos e divergências, através de acordos compartilhados.
- Avaliaram o projeto com 100% de aprovação nos quesitos de qualidade e profundidade das discussões sobre desafios, qualidade dos acordos formulados, fomento ao trabalho em equipe e resiliência do grupo e atingimento dos objetivos do projeto com um todo.